Perigo à vista: saiba como o sangue age para salvar você.

Nosso sangue: você já se perguntou quais são as reações do organismo em situações de perigo?

Quando estamos enfrentando situações extremas, nosso corpo reage com uma série de sensações e respostas rápidas. Graças à incrível contribuição do sangue, temos maiores chances de sobrevivência. Conheça algumas:

Contra a força da gravidade

Seja parado ou até mesmo em um elevador, a força da gravidade atua sobre cada pessoa.

Segundo especialistas, o impacto dessa força em nosso corpo depende de sua direção de movimento. Se a força da gravidade atua de cima para baixo, os órgãos se moverão para baixo por um certo período. Se é direcionada de frente para trás ou pelas laterais, seu impacto no corpo será menor. Curiosamente, para nos manter vivos, o sangue precisa sempre fluir vencendo o efeito da gravidade sobre o corpo.

Variação da pressão do sangue

A pressão sanguínea também varia em situações muito extremas. Em pessoas que praticam mergulho, por exemplo, a variação da pressão sanguínea ocorre frequentemente durante uma rápida subida à superfície.

Se uma pessoa tiver pressão baixa, pode ocorrer síndrome de descompressão, que é um distúrbio no qual os nitrogênios dissolvidos no sangue criam bolhas devido a uma pressão elevada. Os gases diluídos no sangue formam bolhas, que tendem a prejudicar as paredes vasculares causando bloqueio da circulação sanguínea. Esse perigoso processo pode levar a óbito.

Enfrentando um Incêndio

Envenenamento por monóxido de carbono é o que ocorre quando respiramos fumaça durante um incêndio. O monóxido de carbono entra rapidamente no sangue e os glóbulos vermelhos não são mais capazes de transmitir oxigênio às células.

Como as células nervosas dependem do oxigênio, o sistema nervoso é o primeiro a ser afetado, causando náusea, dores de cabeça e falta de coordenação.

Temperaturas extremas

Quando expomos nosso corpo ao frio por muito tempo, ele tenta reduzir a perda de calor contraindo os vasos sanguíneos.

Dessa forma, inteligentemente o corpo consegue criar uma reserva maior de sangue quente para nos proteger do frio.

Quando enfrentamos insolação, o superaquecimento causa vasodilatação.

Ela acontece quando a temperatura fica elevada, fazendo com que o sistema de transpiração não funcione corretamente e o corpo não consiga realizar seu resfriamento. Esse efeito gera inúmeros sintomas e pode até causar edema cerebral.

Falta de alimento

Para lutar contra a fome, os níveis de glicose no sangue são reduzidos e, caso sejam insuficientes, serão usadas as reservas de glicogênio do fígado e dos músculos. O Glicogênio é a principal reserva de energia nas células.

Por esse motivo, quando sentimos fome, os músculos são os primeiros a serem afetados. Em seguida, ocorre a redução de gordura e o corpo fica sem reservas de glicose.

Logo após, é iniciado o processo de reservas de proteínas, que causam enfraquecimento dos ossos, dos dentes e também do sistema imunológico.

Sistema corpóreo contra acidez

Quando há excesso de acidez, o sangue deposita ácidos nas articulações, aguardando uma futura reposição alcalina.

De fato, em uma busca desesperada pelo equilíbrio, o corpo humano tenta captar a reserva de minerais alcalinos nos ossos, músculos, cartilagens e também no próprio sangue.

Em outras palavras, o sangue rouba nutrientes alcalinos como o sódio, potássio, cálcio e magnésio com o objetivo de restaurar o equilíbrio ácido-alcalino. Somente assim o corpo pode funcionar corretamente. Caso contrário, surgem inúmeras doenças causadas pela acidez sanguínea.

coronavírus

Alcalinidade sanguínea

Nos dias atuais, é possível combater a acidez sanguínea bebendo água alcalina ionizada, que é produzida por ionizadores. Por ser alcalina, essa poderosa água produz milhares de benefícios que ajuda o sangue a funcionar corretamente.

Não é só o sangue o maior beneficiado, pois, todos os órgãos precisam de certa forma da atividade sanguínea para nos livrar dos perigos e nos manter vivos.

Sendo assim, cuide melhor do seu corpo!

Afinal, o ionizador de água alcalina da Tyent produz água 100% pura para o consumo e equilibra os níveis de pH sanguíneo.

Entre em contato com a Tyent Brasil e adquira seu novo Ionizador de água alcalina ionizada.

Telefone: +55 (21) 3145-222 | WhatsApp: +55 (21) 97266-4087 | contato@tyentbrasil.com.br

20 de junho de 2020