Conhece os benefícios do chá alcalino?

Vamos tomar um chá alcalino?  Compare os nutrientes e os benefícios de variados chás!

Tomar um chá – em casa, no trabalho, com os amigos, em família é muito bom não é mesmo? A matéria de hoje dará algumas dicas de como utilizar o chá alcalino  para tratar alguns probleminhas!

Aquele cheirinho….aquele sabor….os benefícios desse poderoso alimento são diversos, desde melhorar a digestão até ajudar no controle do diabetes.

Para aproveitar as vantagens terapêuticas que eles fornecem, no entanto, é preciso saber a forma correta de preparo.

Os chás de ervas são derivadas das folhas, raízes, flores e outras partes de plantas. Alguns chás podem ter gosto azedo ou amargo, o que reflete o seu nível de acidez ou alcalinidade.  Uma vez que são digeridos e assimilados, a grande maioria tem um efeito alcalinizante que eleva o pH do corpo.

Alguns chás alcalinos são particularmente conhecidos e procurados por seus benefícios.

Além de ser benéfico para saúde, o chá alcalino possui propriedade naturail para conquistar vantagens com fins estéticos.

Para um melhor desempenho, prepare seu chá alcalino com a água alcalina ionizada pH9.5 da Tyent Brasil.

Ela é fresca e com sabor suave, sua penetrabilidade no metabolismo corporal é alta, o que significa um nível máximo de alcalinidade.

Para os períodos de adaptação, o ideal é o uso da água alcalina de pH 7.8, uma vez que o pH é mais leve é excelente para o processo inicial , até que seu corpo se acostume com níveis mais elevados.

► Capim cidreira:

ajuda no processo digestivo e a aliviar gases. Além disso pode ser usado como calmante natural. Tomar após as refeições.

 Camomila:

tem ação calmante, combate ansiedade e insônia e alivia a enxaqueca. Muito utilizada no período da TPM pois ajuda a amenizar cólicas.

► Hortelã:

antiparasita e antifúngico (ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino), alivia problemas de gases, melhora a digestão e combate azias.

 Alecrim:

atua como digestivo e também é usado por aqueles que desejam controlar o peso (aumenta a sensação de saciedade). Ainda possui ações antipasmódica e anti-inflamatória (para cólica renal e menstrual), ação antifúngica e desintoxicante.

 Erva doce:

relaxante, combate a cólicas e gases e melhora a digestão.

Conhece os benefícios do chá alcalino?

► Hibisco:

ajuda no controle do colesterol, é diurético e forte aliado para perder peso pois diminui a inflamação da obesidade.

► Gengibre:

anti-inflamatório, atua no sistema digestivo contra cólicas e gases, ajuda no combate à celulite e combate enjoos e náuseas, principalmente em gestantes.

► Limão:

rico em vitamina C, tem ação alcalinizante (ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino). Fazer o chá com a casca.

► Maracujá:

acalma os nervos, combate a ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.

► Maçã:

ação calmante, ajuda na digestão e é diurética, com efeito laxante.

► Alfazema:

alivia cólicas, tem propriedade calmante e bactericida e ameniza dores de cabeça.

Conhece os benefícios do chá alcalino?

► Chá branco:

ajuda a acelerar o metabolismo, é diurético e desintoxicante, favorecendo a perda de peso.

► Chá mate:

tem ação termogênica e antioxidante (acelera o metabolismo e evita o envelhecimento precoce).

Cuidado:

tem poder estimulante pois contém cafeína, hipertensos devem evitar exageros pois o chá aumenta a circulação e quem tem gastrite deve também tomar mais cuidado pois o chá mate pode irritar a parede do estômago.

► Chá verde:

um dos melhores e mais completos:
. desintoxicante
. ajuda a fortalecer o sistema imunológico
. previne problemas cardiovasculares (controla o colesterol)
. possui princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer
. ajuda a combater cáries (fazer bochechos com o chá)
. protetor solar interno (ajuda a proteger a pele contra raios ultravioletas, porém não dispensa o uso de filtro solar!)
. ação termogênica (acelera o metabolismo na queima de gorduras. Mas lembre-se de praticar exercícios e ter uma alimentação saudável!)

Para preparar corretamente, desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de sopa para um litro ou duas colheres de chá para cada 250 ml. Abafe por três a cinco minutos e coe. Armazene sempre na geladeira ou na garrafa térmica e jamais reaquecer a bebida, porque parte de suas propriedades serão perdidas.

Lembrando que chás não são remédios mas fortes aliados no processo de tratamento.  Em caso de doença, procure seu médico!

Fontes: Benefícios do chá e Minha Vida 

31 de outubro de 2016