Negócios da Água. Por dentro da indústria e das novidades!
“A Água Mineral é como impressão digital. Nenhuma é igual à outra.”
Água: Um produto que certamente poderia ser consumido de graça.
Mas só no Brasil movimenta mais de 10 bi, com crescimento de 20% ao ano.
Tem lançado novidades para o consumidor que está cada vez mais preocupado com a saúde.
Em 2014, foi constatado que os brasileiros consumiram mais de 13 bilhões de litros de Água Mineral, de mais de 600 marcas diferentes.
A aparência delas é igual, o gosto e o cheiro também, mas a os elementos químicos presentes em cada garrafinha podem ser bem diferentes.
O consumo per capito do Brasil é muito baixo.
Em média, estima-se 70 litros de água por habitante, se comparado a média europeia de 220 litros.
Portanto, há possibilidade de crescer três vezes mais o mercado.
Já que o Brasil possui a maior reserva de água doce potável do planeta.
Quando lançada, a Água Mineral era vendida em farmácias por conta do seu poder medicinal.
De olho no consumidor
Em tempos de “Gourmetização” até mesmo o mercado de águas teve que se adaptar ao novo consumidor.
O novo consumidor de Água Mineral são as mulheres!
São elas que decidem as compras.
Então, é preciso seduzi-las quanto à embalagem do produto.
Água Mineral, Premium e o PH Alcalino.
Alguma vez você pensou em ler a composição química escrita nos rótulos das águas que você consome?
Após essa matéria você vai querer fazer isso.
É o que tem feito milhares de consumidores com o novo perfil ao escolher que água levar pra casa.
Tem as sulforosas, as carbonáticas e bicarbonatadas.
Enfim, existe um leque imenso de variedades.
E cada tipo de água soma uma propriedade funcional ao organismo da mulher além da hidratação.
As versões Premium com garrafas especiais e preços altos, conquistaram espaço nas mesas de restaurantes e na casa de muita gente.
Foi para esse consumidor que a marca Minalba lançou no final de 2012, a Minalba Premium:
Uma garrafa de vidro com tampa de alumínio que custa média de R$4 reais, três vezes mais que o preço de uma garrafinha normal PET.
A marca investiu nos últimos cinco anos, uma quantia em torno de 50 milhões de reais, sendo que 30% desse total foram destinados para a linha Premium.
IMPORTANTE:
Se comparada as águas Premium, a água alcalina ionizada da Tyent, além de pureza e alcalinidade , fornece antioxidantes e microcluster.
O que a torna superior em qualquer comparativo com a linha Premium de água de qualquer marca.
As águas Premium se destacam pelo PH, pela quantidade de minerais, pela pureza e também o design da embalagem.
O produto mantém as propriedades naturais da água, ou seja, quase zero de sódio e o PH alcalino.
A diferença quantitativa preserva mais o sabor da água na garrafa de vidro.
Mercado das marcas – Novidades se destacam.
A Minalba faz parte do grupo Indaiá e juntas correspondem a 6% das vendas globais.
Ou seja, 80 milhões de litros vendidos ao ano.
A marca Norueguesa Voss, por exemplo, se posicionou com força no mercado sendo conhecida como a “Água que a cantora Madonna bebe”.
Cada garrafa da Voss custa o triplo das marcas brasileiras.
A Londrina loja Selfridges & Co. existe há um século e sempre está se reinventando.
O consumo médio dessa loja é de quatro mil garrafas de água por semana.
A Selfridges se uniu a ONGs e também estreitou laços com as sociedades ecológicas de Londres, se comprometendo a não vender mais peixes com risco de extinção.
A partir daí, veio a preocupação com o número de garrafas Pets encontradas no mar.
Ano passado, a loja retirou de todas as prateleiras as embalagens de plástico, uma manobra arriscada executada mesmo com medo, uma vez que as águas mais vendidas eram de garrafas Pets.
Na loja você encontra 17 marcas de água em latas, embalagens de papelão e vidro.
A troca das embalagens fez a demanda aumentar em 6%.
A intenção é agradar a todos, desde quem busca uma água baratinha que custe menos de uma libra
Até os consumidores que exigem produtos com exclusividade, como é o caso da Água de Iceberg (Iceberg Water), a menina dos olhos da loja, que custa 15 libras cada garrafa, na nossa moeda seria aproximadamente R$90 reais.
Design importa sim!
Para manter a qualidade, a linha Premium da marca brasileira Minalba usa uma tampinha importada da Alemanha
Já que no Brasil não existe fabricantes de igual propriedade.
Essas tampas importadas garantem mais atributos, status e padrão ao consumidor.
A importação da tampa faz com que ela seja responsável por 30% do valor do preço final do produto.
As garrafas de vidro são ambientalmente mais responsáveis que as garrafas Pets.
De polietileno de baixa densidade, e começaram a ser comercializadas no Brasil em 1970.
Estudos apontam que a tendência é sempre ter embalagem reciclável ou responsável ecologicamente no futuro próximo.
Fonte: Mundo SA Globo http://goo.gl/8snrvl
22 de março de 2016